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Sobre nossas Análises

Quer saber como são feitas nossas análises, como são calculadas as notas e os critérios levados em consideração? Vou te explicar tudo!  É im...

Quer saber como são feitas nossas análises, como são calculadas as notas e os critérios levados em consideração? Vou te explicar tudo! 

É importante salientar que as notas atribuídas aos jogos nas análises não são uma ciência exata, então boa parte do que é levado em consideração para chegar a um número que quantifique a nota de um jogo é meramente subjetivo. Claro, existem aspectos técnicos e mais objetivos e não tem como questionar. Um jogo bugado é bugado para todos jogadores. Mas, de forma alguma, não tome as notas daqui do site como verdade absoluta, ou assuma as análises aqui como uma opinião sua - o intuito das análises é, através de um ponto de vista subjetivo, apresentar os aspectos objetivos, positivos e negativos de um jogo, levando em consideração sempre a diversão em primeiro lugar, para poder te auxiliar na sua tomada de decisão de jogar ou não determinado jogo. Mas, essencialmente, trata-se apenas de uma opinião, e você é livre para discordar (de maneira civilizada e coerente), usando o campo dos comentários para isso! 

Introdução

Antes de mais nada, vamos dar uma olhadinha em como as notas são apresentadas em nossas análises. Este quadro abaixo sempre estará no fim da página da análise, logo após o seu texto:

9
Pontos positivos:
+ Gráficos impressionantes
+ História envolvente
+ Jogabilidade fluída
Pontos negativos:
- Tempo de carregamento longo
- Falta de conteúdo adicional

Podemos dividi-la em 3 seções: nota, pontos positivos e pontos negativos. 

A nota pode ir de 0 a 10, e são divididas em três cores: a cor vermelha para notas de 0 a 4, amarela para notas de 5 a 7 e, por fim, verde para notas de 8 a 10. O intuito das cores é facilitar a visualização do leitor das notas que foram atribuídas, e a que patamar elas se encaixam, criando uma identidade visual de correspondência com os números atribuídos.

No quadro de pontos positivos e negativos são elencados os principais pontos que levaram à nota final atribuída ao jogo.

Critérios

Como dito anteriormente, a análise final é subjetiva, levando em consideração também pontos objetivos, e a forma como ela é feita é baseando-se em uma jogatina normal, como qualquer pessoa teria, ou seja, a experiência que você vai ter ai na sua casa jogando o game. Não é o intuito das análises fazer uma análise aprofundada e técnica sobre os jogos em si, como outros canais fazem brilhantemente no YouTube, mas sim analisar do ponto de vista de um jogador a qualidade de um jogo. 

Isso não quer dizer que os aspectos técnicos não serão levados em consideração, muito pelo contrário, apenas quero ressaltar que as análises não tem o intuito de serem tecnicistas ao extremo.

Com isso, abaixo estão alguns critérios que são levados em consideração nas análises para alcançar a nota final, e, lembrando mais uma vez, que são critérios analisados pelo ponto de vista de quem jogou e escreveu a análise do jogo. Pode ser que, por exemplo, em uma análise em que um jogo recebeu um elogio por ser divertido, você pode discordar e achar o jogo não é nada divertido, como acontece, por exemplo, com a franquia Souls, que muitas pessoas ficam frustradas e não acham divertido a fórmula da franquia. 

Ressalto mais uma vez que os critérios aqui apresentados serão levados em consideração do ponto de vista de um jogador comum, e não serão feitas análises extremamente técnicas, analisando frame a frame de um jogo.

1 - Diversão

Um jogo não pode ser chato. Este é o elemento base de toda a análise, e o que tem mais peso. De nada adianta um jogo ter gráficos maravilhosos, de última geração, rodar em 4k 60 FPS e, no fim das contas, não ser divertido. Acredito que a função primordial de um jogo é entreter, e se um jogo não é divertido, ele falha totalmente em seu objetivo. Se um jogo, no geral, não é divertido, possivelmente não terá notas boas.

2 - Jogabilidade

As vezes, o fato de você ter errado um pulo não é culpa sua por ter calculado errado. A jogabilidade é o que conecta o jogador com o jogo em si, e este é outro elemento crucial em uma análise, uma vez que um jogo deve reproduzir na tela de maneira fidedigna a intenção do jogador, baseada nas ações que foram executadas por ele. Aqui serão levados em consideração não só critérios objetivos, como se a jogabilidade de um jogo é travada ou fluída, ou se responde ou não corretamente aos comandos do jogador, mas também critérios subjetivos, se a jogabilidade é legal ou é chata, dependendo do tipo de jogo. Este critério não é tão importante quanto a diversão, porque existem jogos que tem uma jogabilidade lamentável, mas as vezes a história e a diversão são tão positivas e interessantes, que você joga mesmo assim. 

3 - História

Falando em história, este é outro ponto que pode ser levado em consideração, mas nem sempre, isso porque tem jogos que o foco, de forma alguma, não é a história. Existem também jogos que são narrativos, e o grande chamariz é a história. Ou seja, não é um ponto em comum entre todos os jogos. É claro que, uma história ruim será criticada, e uma história boa enaltecida, mas deixo ressalvado que existem casos que esse critério não será levado em consideração. Por exemplo, não há porquê analisar um jogo, como Vampire Survivors, levando em consideração a história. Cada análise será comentada individualmente a respeito deste e de todos os critérios aqui apresentados.

4 - Gráficos ou direção artística

Ah, os gráficos! Para muitos, este é o ponto principal de um jogo, mas este critério será tratado, quando possível, de maneira subjetiva. Bugs gráficos, má qualidade de texturas, NPCs mal feitos, dentre outras coisas serão levados em consideração para a nota final, porém o que quero sublinhar aqui é que os aspectos gráficos do jogo não serão levados em consideração pura e simplesmente pelo realismo. Existem jogos em cel shading, cartunizados, e até desenhados a mão, que possuem uma qualidade exorbitante e superior a jogos foto realistas. Um jogo não terá avaliação melhor por ter gráficos mais realistas do que um jogo feito em pixel art. A direção artística do jogo como um todo é que será levada em consideração, se os elementos visuais são coesos com a temática do jogo, e se são bonitos dentro do escopo que foi apresentado. 

5 - Sonoplastia

Quem não gosta de uma boa trilha sonora, não é? E aqui não poderia ser diferente, e será um aspecto importante na análise. Não será analisada apenas a trilha sonora, mas toda a sonorização do jogo em geral, desde sons de tiros, passos, som ambiente, enfim, toda coleção de sons que um jogo pode apresentar. 

6 - Miscelânia

Aqui são pontos que não se encaixam em nenhum dos critérios apresentados anteriormente, que podem ser levados em consideração, mas não possuem uma terminologia específica para tal. Pode ser um aspecto único de algum jogo ou algo específico de um gênero, como por exemplo, em um jogo Free-to-Play ou um GaaS (Jogo como serviço), se há suporte para updates futuros ou conteúdo, o quão predatória é a monetização de um jogo. Não especificamente só isso, é só um exemplo para ilustrar este ponto.

Espero que tenha ficado claro para você entender melhor como funcionam as análises aqui do site, e espero que elas te auxiliem em suas compras :) Boa jogatina!

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