Os desafios inerentes ao lançamento de GTA VI
O lançamento de Grand Theft Auto VI provavelmente quebrará todos os recordes de vendas iniciais nos jogos e no entretenimento em geral qua...
O lançamento de Grand Theft Auto VI provavelmente quebrará todos os recordes de vendas iniciais nos jogos e no entretenimento em geral quando chegar ao mercado no final de 2025. No entanto, embora isso se aplique às vendas iniciais do jogo completo, a questão-chave para o futuro a longo prazo da franquia e o desempenho comercial contínuo da Take-Two, é como a Rockstar Games pretende gerenciar a transição do público existente de GTA Online para a nova experiência e plataforma. GTA VI está confirmado para ser lançado no PS5 e Xbox Series em 2025, e até agora não houve menção de versões para PC ou para o Nintendo de próxima geração (mesmo que as chances sejam remotas).
E o que, de certo modo, preocupa os jogadores, é justamente a atenção voltada para a campanha single player do jogo no meio deste tumulto, uma vez que muitos indagam se a Rockstar Games dará a devida atenção à campanha single player do jogo, ou se irá focar no online mais uma vez, tomando decisões que desagradam muitos jogadores, como o fato de terem cancelado uma DLC para a campanha do GTA V, em decorrência do sucesso estrondoso do GTA Online, focando seus esforços e investimentos unicamente neste modo.
Confira o gráfico abaixo, que demonstra a quantidade mensal de jogadores ativos no GTA V/Online, somando as plataformas Xbox, Playstation e PC:
De acordo com dados da Ampere Games – Analytics, GTA V juntamente com GTA Online regularmente engajam mais de 20 milhões de jogadores todos os meses nas plataformas PlayStation, Xbox e Steam – com 25 milhões em junho de 2024, após o lançamento da atualização mais recente, Bottom Dollar Bounties. A consistência de seu desempenho reflete a transição bem-sucedida da franquia para uma experiência de serviço ao vivo, juntamente com a monetização recorrente no jogo. O PS4 permanece a plataforma mais ativa por uma margem significativa, com milhões também jogando no Xbox One e Steam.
Quando o novo jogo for lançado, mais jogadores de GTA V/Online terão migrado para os consoles mais recentes do que os jogadores de PS4 e Xbox One, mas ainda é provável que haja uma participação significativa de jogadores nos dispositivos mais antigos e no PC. Como tal, a Ampere espera que a Rockstar continue operando o GTA Online no futuro próximo, mas isso significará manter várias comunidades, já que a base de usuários será dividida após o lançamento do GTA VI.
A Rockstar nunca enfrentou esse tipo de desafio de transição antes, embora a empresa-mãe Take-Two, de forma mais ampla, tenha profunda expertise em suas franquias de esportes de serviço ao vivo, que regularmente transferem públicos para novos lançamentos anuais. A importância comercial contínua da franquia GTA deixa muito pouco espaço para erros na transição e no suporte à sua audiência leal conforme o novo jogo é lançado.
Embora não haja confirmação de GTA VI Online, também não esperamos que o novo jogo seja lançado sem um roteiro para o modo online, pois isso é fundamental para o engajamento a longo prazo e a longevidade comercial. Isso resultará em manter duas experiências de serviços online de GTA (V e VI) por pelo menos vários anos após o lançamento. Operar essas experiências em paralelo será um desafio complexo e intensivo em recursos, mas o GTA Online original tem a vantagem de atuar como um canal chave para a transição dos jogadores para a nova plataforma, sendo um importante canal de aquisição de usuários.
Desde o lançamento, é provável que o GTA Online atual seja um pouco despriorizado, à medida que o foco dos recursos se desloca para o GTA VI Online, mas enquanto ambos os jogos estiverem em operação, a Take-Two buscará manter um fluxo de receita consistente de gastos recorrentes no jogo e assinaturas premium em ambas as experiências.
Houve alguns exemplos em que uma nova versão de um jogo de serviço ao vivo substitui a existente para uma transição rápida: Overwatch 2 e Counter-Strike 2 são exemplos recentes (embora você ainda possa baixar e acessar a aplicação legada de CS:GO por enquanto). Essa abordagem não funcionaria para o GTA Online por causa do desafio já mencionado do suporte a dispositivos, a natureza persistente e contínua da experiência de jogo e os cenários completamente diferentes de GTA V e GTA VI.
A Rockstar já gerencia comunidades através de seus diferentes jogos por meio do Rockstar Games Social Club (recentemente renomeado para Rockstar Games Platform) e isso desempenhará um papel crítico na unificação da audiência cada vez mais fragmentada de GTA no futuro. Esperamos que essa plataforma evolua nos próximos 12 meses para apoiar o que está configurado para ser um dos maiores desafios comerciais da Take-Two.