De surpresa, SEGA anuncia o cancelamento de Hyenas e outros projetos não anunciados
Depois de vários betas fechados para imprensa, que inclusive fui convidado para participar, Hyenas foi cancelado, mesmo estando praticament...
Depois de vários betas fechados para imprensa, que inclusive fui convidado para participar, Hyenas foi cancelado, mesmo estando praticamente pronto para lançamento. Não que isso signifique que o jogo era bom, pelo contrário, foi um dos jogos online mais sem alma que joguei nos últimos tempos, que não sabia muito bem o que queria ser, misturando desde Payday até Apex Legends em uma bagunça descontrolada.
Mas não se engane, o jogo já tinha Battle Pass e monetização completa! Afinal, esse era o foco, se tornar um GaaS e faturar. Mas o tiro saiu pela culatra. Veja um vídeo de Hyenas, que foi lançado há mais ou menos 1 mês:
Além desse game, outros projetos que a SEGA sequer havia anunciado também foram cancelados. Pode parecer uma decisão arbitrária e sem sentido, mas isso se deve ao fato de uma reestruturação que a SEGA decidiu fazer em seus projetos, tendo em vista a queda de seu lucro na Europa. E não é pra menos, afinal a SEGA espera ter uma perda histórica no ano fiscal que se encerrará em 31 de março de 2024, projetando um prejuízo de 14,3 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 95.804.995 ou R$482.234.442,33).
Segundo a IGN, os desenvolvedores de Hyenas ficaram sabendo da notícia do cancelamento apenas na manhã de ontem, dia 28, pegando todos de surpresa, e tendo conhecimento de seu cancelamento praticamente junto com o público. Do ponto de vista do desenvolvedor, imagino o quão difícil deve ser dedicar tanto tempo em um projeto, por pior que seja, e no fim, ser cancelado e ter todo seu trabalho descartado.
A SEGA emitiu o seguinte comunicado:
"O ambiente de negócios em torno da área de consumidores tem mudado rapidamente, incluindo uma queda reacionária na demanda por permanência em casa devido à COVID-19 e a recessão econômica devido à inflação na região europeia, e a rentabilidade foi reduzida principalmente nas bases europeias" - disse o CEO e presidente Haruki Satomi.
"Para nos adaptarmos rapidamente a essas mudanças no ambiente e melhorar a rentabilidade, decidimos implementar reformas estruturais com o objetivo de aumentar a eficiência, principalmente em nossas bases europeias, e revisamos o portfólio de títulos nessas bases."
O jogo estava previsto para ser lançado para consoles e PC, mas nunca verá a luz do dia.