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De surpresa, SEGA anuncia o cancelamento de Hyenas e outros projetos não anunciados

Depois de vários betas fechados para imprensa, que inclusive fui convidado para participar, Hyenas foi cancelado, mesmo estando praticament...

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Depois de vários betas fechados para imprensa, que inclusive fui convidado para participar, Hyenas foi cancelado, mesmo estando praticamente pronto para lançamento. Não que isso signifique que o jogo era bom, pelo contrário, foi um dos jogos online mais sem alma que joguei nos últimos tempos, que não sabia muito bem o que queria ser, misturando desde Payday até Apex Legends em uma bagunça descontrolada.

Mas não se engane, o jogo já tinha Battle Pass e monetização completa! Afinal, esse era o foco, se tornar um GaaS e faturar. Mas o tiro saiu pela culatra. Veja um vídeo de Hyenas, que foi lançado há mais ou menos 1 mês:

Além desse game, outros projetos que a SEGA sequer havia anunciado também foram cancelados. Pode parecer uma decisão arbitrária e sem sentido, mas isso se deve ao fato de uma reestruturação que a SEGA decidiu fazer em seus projetos, tendo em vista a queda de seu lucro na Europa. E não é pra menos, afinal a SEGA espera ter uma perda histórica no ano fiscal que se encerrará em 31 de março de 2024, projetando um prejuízo de 14,3 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 95.804.995 ou R$482.234.442,33).

Segundo a IGN, os desenvolvedores de Hyenas ficaram sabendo da notícia do cancelamento apenas na manhã de ontem, dia 28, pegando todos de surpresa, e tendo conhecimento de seu cancelamento praticamente junto com o público. Do ponto de vista do desenvolvedor, imagino o quão difícil deve ser dedicar tanto tempo em um projeto, por pior que seja, e no fim, ser cancelado e ter todo seu trabalho descartado.

A SEGA emitiu o seguinte comunicado:

"O ambiente de negócios em torno da área de consumidores tem mudado rapidamente, incluindo uma queda reacionária na demanda por permanência em casa devido à COVID-19 e a recessão econômica devido à inflação na região europeia, e a rentabilidade foi reduzida principalmente nas bases europeias" - disse o CEO e presidente Haruki Satomi.

"Para nos adaptarmos rapidamente a essas mudanças no ambiente e melhorar a rentabilidade, decidimos implementar reformas estruturais com o objetivo de aumentar a eficiência, principalmente em nossas bases europeias, e revisamos o portfólio de títulos nessas bases."

O jogo estava previsto para ser lançado para consoles e PC, mas nunca verá a luz do dia.

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