Chefe do Playstation, Jim Ryan, saíra da Sony; Phil Spencer, chefe do Xbox, reage
Para alegria de muitos e tristeza de poucos, o atual CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan, irá se aposentar, e deixará o ca...
Para alegria de muitos e tristeza de poucos, o atual CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan, irá se aposentar, e deixará o cargo de chefe da divisão Playstation em Março de 2024.
A notícia foi dada por Jason Schreier, da Bloomberg, que é um dos jornalistas mais conhecidos do mundo dos games. Jim se aposenta com um legado de 30 anos trabalhando na Sony.
Em sua mensagem de despedida, Jim Ryan disse o seguinte:
“Depois de 30 anos, tomei a decisão de me aposentar da SIE em março de 2024”, disse Ryan no comunicado. “Aproveitei a oportunidade de ter um emprego que adoro em uma empresa muito especial, trabalhando com ótimas pessoas e parceiros incríveis. Mas tenho achado cada vez mais difícil conciliar viver na Europa e trabalhar na América do Norte. Partirei tendo o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de vidas em todo o mundo; A PlayStation sempre fará parte da minha vida e me sinto mais otimista do que nunca em relação ao futuro da SIE. Quero agradecer a Yoshida-san por depositar tanta confiança em mim e por ser um líder incrivelmente sensível e solidário”.
Muitas pessoas, principalmente boa parte dos fãs da própria marca Playstation, sempre viram Jim Ryan com olhos tortos, isso porquê o CEO carrega em seu histórico várias falas e decisões que podem ser consideradas anti-consumidor, como o fato de criticar ativamente a retrocompatibilidade e o acesso a jogos antigos da própria Playstation, o aumento do preço dos exclusivos do Playstation para 70 dólares, além do fechamento da Japan Studio, estúdio responsável por Gravity Rush.
Além disso, Jim Ryan sempre foi crítico ferrenho do Xbox Game Pass, serviço da concorrente Microsoft, alegando, poucos dias atrás, ser destrutivo para a indústria. Isso depois de declarações contra o lançamento de exclusivos diretamente no serviço de assinatura do Playstation, e claro, de ter aumentado o valor da assinatura das diversas modalidades da Playstation Plus em praticamente 40%.
Outro ponto que muitos jogadores criticam a respeito da gestão de Jim Ryan, é o fato de que, nos últimos anos, o Playstation tem focado mais em jogos como serviço, tendo inclusive diversos projetos ainda não anunciados, do que em seus jogos single-player, focados em história.
Mas nem tudo foi ruim na gestão de Jim Ryan, longe disso, tanto é que em uma entrevista a VG247, em 2015, Jim afirmou que o Playstation dominava cerca de 70% do mercado Europeu, contra 30% do Xbox. No mesmo ano, a Xbox fez uma apresentação corroborando com essa informação, se não trazendo um dado ainda mais preciso - que as vendas do Playstation, naquele momento, dominavam cerca de 80% do mercado, contra apenas 20% do Xbox.
Com uma gestão com grande foco em números, Jim Ryan também foi responsável pelo lançamento conturbado do Playstation 5, superando as dificuldades da pandemia, especialmente a crise dos microprocessadores, além claro do lançamento de IPs já conhecidas da marca Playstation, mas também de novas IPs ou reestruturações das que já existiam, como é o caso de Horizon Zero Dawn e God of War, respectivamente.
Logo após o anúncio da saída de Jim Ryan ter se tornado público, Phil Spencer, chefe da divisão do Xbox, deixou uma mensagem no Twitter:
Jim Ryan has been a great contributor to our industry and a fierce leader for PlayStation. I wish him the best in what he does next. Thank you for all you’ve done for the community over the last 30 years, Jim.
— Phil Spencer (@XboxP3) September 28, 2023
TRADUÇÃO: "Jim Ryan tem sido um grande colaborador para nossa indústria e um líder incansável para o PlayStation. Desejo a ele o melhor em seus próximos passos. Obrigado por tudo que você fez pela comunidade nos últimos 30 anos."
A Sony anunciou que o próximo líder nomeado do PlayStation irá colaborar de maneira próxima com Kenichiro Yoshida, Presidente e CEO da Sony Group Corporation, bem como com a equipe de gestão da SIE. Essa colaboração tem como objetivo desempenhar um papel fundamental na definição do próximo capítulo do PlayStation e moldar seu futuro.
Depois da saída de Jim Ryan, como já citado, em Março de 2024, Hiroki Totoki, que é o atual gerente de operações e de finanças da Sony, irá assumir o cargo de CEO do Playstation, trabalhando conjuntamente em ambas funções, até que seja definido quem será o novo sucessor.